sexta-feira, 3 de abril de 2009

Diretorias inusitadas geram escândalo no Senado


Por: Nina Lessa (Brasil)

Foi anunciado na quinta-feira, dia 18 de março, que o Senado deveria cortar pela metade o número de diretores da Casa. Oficialmente, o Senado confirmou 181 cargos de direção, ou seja, mais de dois para cada senador. Diretor de garagem e check in eram apenas dois deles.

- É incompreensível que o Senado Federal tenha uma estrutura tão pesada, com tantos diretores, seguramente não são necessários. - opinou o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi o responsável pela criação de pelo menos 70% dos 181 cargos de direção da Casa. A proliferação de diretorias aconteceu entre 2003 e 2005. O senador havia prometido cortar esta estrutura pela metade.

Cumprindo uma ordem de José Sarney, 50 dos 181 diretores entregaram seus cargos. Mesmo não voltando, a gratificação pela função exercida fica incorporada no salário. Segundo o primeiro secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), esta gratificação será menor que o sálario anteriormente recebido - alguns chegam a R$35 mil ou mais.

- Os que perderem o status de diretor não terão mais a nomenclatura de diretor. A extinção do cargo é mais complexa. No momento que a função transformada for extinta, o que o antigo ocupante vai receber de gratificação será menor.

Na semana passada, foi anunciado que o Senado deverá ter cerca de 20 diretorias num prazo de 20 dias, ou seja, até o final de abril. Segundo o primeiro secretário, podendo este número chegar a 14. Ainda segundo Heráclito Fortes, o número de 181 diretorias não era exato.

- Na verdade, o Senado tem hoje 38 diretores.

Em entrevista, o primeiro secretário do Senado afirmou que está sendo iniciado o processo de troca dos funcionários terceirizados pelos concursados, e que vai apurar denúncias de nepotismo feitas recentemente e publicadas na imprensa.

Saiba mais:

MPF dá prazo de dez dias para Sarney prestar informações sobre horas extras

Após devolver apartamento funcional, diretor do Senado deixa função

Arnaldo Jabor fala sobre a reforma do Senado

Enquete:

Você acredita que a diminuição no número de diretorias no Senado pode ajudar também na queda no número de corrupção no país?

( ) Sim, pode não parecer, mas esta medida é um grande passo na nossa política.

( ) Não, além do mais é tudo fachada e vai continuar a mesma coisa, inventando outros nomes ou cargos.

Fórum:

Os escândalos aumentam, e a impunidade parece que também. De quem você acredita que seja a culpa de chegarmos onde chegamos com a política brasileira? Opine aqui.

Nenhum comentário: