quinta-feira, 2 de abril de 2009

Senado quer acabar com 161 diretorias

Por: Bruno de Carvalho (Brasil)
a
Uma auditoria feita no senado brasileiro revelou que a casa tinha
181 diretorias. Eram tantos cargos e tantos diretores, que a diretoria de Coordenação Administrativa de Residências teve de ocupar uma sala na garagem do senado, e por isso ficou conhecida como editoria de garagem. Outra diretoria, a de Coordenação de Apoio Aeroportuário, mais conhecida como diretoria de check-in, ficava no aeroporto. Ao todo eram dois diretores para cada um dos 81 senadores
a
Diante da crise, o presidente da casa, José Sarney (PMDB-AP), disse que pretende reduzir o número de diretores, mantendo no cargo apenas os que se mostrarem “essenciais”.
a
-Vamos reduzir muito o número diretores e comissões no Senado. O que for sério, essencial, fica. Queremos uma redução de pelo menos 50%, mas ela pode ser maior -, disse o senador José Sarney.
a
A primeira redução foi anunciada no dia 20 de março. Cinquenta diretores foram afastados de sues cargos, entre eles os de check-in e o de garagem (veja aqui a lista dos 50 diretores afastados) . Os afastados perderam a gratificação, a vaga na garagem e o celular que tinham por ocupar cargo de diretoria. Com os cortes o senado gera economia de R$ 400 mil por mês.
a
Senado deve ter 20 diretorias
a
Em reunião no dia 24 de março, a Mesa diretora e os líderes do senado decidiram que em 20 dias o número de diretorias deve ser reduzido para 20, podendo chegar a 14. Com essa redução o senado pode deixar de gastar R$ 1 milhão por mês na sua folha de pagamento. O anuncio foi feito pelo primeiro-secretário do senado, Heráclito Fortes (Dem-PI), que aproveitou a ocasião para dizer que a informação de que o senado tinha 181 diretorias estava errada. Segundo o primeiro-secretário, apenas 38 funcionários eram, de fato, diretores, os outros 143 eram secretários ou tinham status de diretor.
a
- A função de diretor tem que ser mais enxuta. A carreira se confundiu com a função. O que gerou todo esse desconforto -, disse Heráclito.
a
Para os Senadores Arthur Virgilio (PSDB-AM) e Aloizio Mercadante (PT-SP), os cortes deveriam ser maiores. O petista acredita que dez diretores e 11 diretores-adjuntos seriam suficientes. Já o senador tucano defende que o número ideal de diretorias é sete, mais uma para rádio e tv. As demais deveriam funcionar como secretarias.
a
Saiba Mais
a
Sarney criou 70% das 181 diretorias do Senado
a
Diretor-geral diz que 'capilaridade' foi o critério para extinção das diretorias do Senado
a
Grupo de diretores sem concurso será demitido no Senado, mas há planos para recriar cargos extintos
a
Enquete:
a
O senado vai conseguir limpar sua imagem após as sucessivas crises?
a
( ) Sim, o presidente do senado, José Sarney, está empenhado e vai conseguir limpar a imagem da casa.
a
( ) Não, enquanto a presidência do senado estiver nas mãos de políticos como Sarney o senado continuará envolvido em crise.
a
Fórum
a
Qual é a solução para a política brasileira? Opine aqui.
a

Nenhum comentário: