quinta-feira, 28 de maio de 2009

Jornalismo colaborativo é Jornalismo?

Por: Melissa Barbosa (opinião)
o
Nos dias atuais é correto afirmar que vivemos em uma sociedade da informação. Exatamente por isso cidadãos comuns, mais conhecidos como espectadores pelos meios detentores da informação, estão aos poucos buscando o direito de também fornecer informação e não somente receber. Com isso um novo tipo de jornalismo está surgindo, o chamado Jornalismo colaborativo – conteúdo (texto, foto, vídeo) produzido por qualquer pessoa que tenha algo a informar.
o
Essa nova forma de fazer o jornalismo vem sendo debatida por diversos críticos que acham que isso de alguma forma desmerece quem estuda anos para se dedicar a profissão e tem trabalho de investigar, apurar, escutar fontes para aí sim divulgar uma notícia.
o
Por outro lado, essa nova prática está se tornando cada vez mais comum, diversas rádios, sites, jornais estão utilizando esse método para levar ao grande publico o que nem sempre seria mostrado se não houvesse a participação de todos. Afinal de contas, o repórter não está em todo lugar a todo o momento.
o
Hoje sabemos de muitos fatos que podem nos ajudar através dessa nova forma de transmissão da notícia. Um exemplo claro disso, podemos achar no site do Jornal O Globo, na sessão Eu Repórter. Lá aqueles que querem fazer suas denúncias, suas reclamações, suas sugestões, encontram espaço. Uns utilizam essa sessão para enviar, por exemplo, fotos que denunciam acidentes na zona sul. Outros pedem para que o governo chegue com o Choque de Ordem na Zona Norte. Alguns informam a respeito de incêndio que destrói mata em Quintino. Enfim, cada um colabora a sua maneira.
o

Nenhum comentário: