Por Morgana Valim (Opinião)
o
o
o
Longe de criticar medidas que combatam o racismo e a discriminação social, entendo que essa questão deva ser analisada de forma séria e medidas devem ser efetivas, sem causar danos ou prejuízos e não ser discriminatória como a proposta apresentada. Afinal, um aluno que estude e se esforce para entrar numa universidade – chamada de primeira linha - e tenha um bom desempenho no vestibular pode não ser classificado pelo critério raça e situação social.
o
O governo ou os governos que passaram deveriam ter buscado investir em qualidade de ensino através da construção de novas escolas, ampliação e manutenção das escolas existentes e de recursos para que professores pudessem e possam desenvolver seu trabalho com qualidade e dignidade.
o
Agindo da forma como está, ataca-se o efeito e não a causa. Deveria haver condições para que todos os estudantes disputassem vagas em melhores condições de igualdade, assim como deveria haver condições para que todos tivessem um emprego ou, no mínimo, um prato de comida e qualidade de vida digna de qualquer ser humano.
o
Saiba mais :o
Acesso a cotas e discriminação social
A educação e o sistema de cotas
As ações afirmativas no Brasil
Enquete :
Entre nossos cidadãos as diferenças de renda, com tudo que vem associado a elas, e não de cor, que limitam o acesso ao ensino superior. As cotas raciais não promovem a igualdade, mas apenas acentuam desigualdades prévias. Opine aqui :
Fórum :
A política de cotas nas universidades soluciona ou acirra os debates raciais?
( ) Sim. As desigualdades históricas enfrentadas pelos negros merece reparação.
( ) Não. Os critérios de acesso à educação devem ser iguais para todos independente de raça.
(
Nenhum comentário:
Postar um comentário