Por: Hugo Leonardo (Brasil).
Na contra-mão da vida, o Arcebispo do Recife Dom José Cardoso Sobrinho excomungou os médicos e familiares da menina que foi estuprada pelo padrasto, sob alegação de que nenhuma lei dos homens está acima da lei de Deus.
A menina que estava grávida de gêmeos começou a receber na terça-feira uma dose de medicamentos para interromper a gravidez, e o aborto ocorreu na quarta-feira no fim da manhã. os médicos alegavam que a menina corria risco de vida com essa gravidez, e por isso decidiram pelo aborto.
A decisão para fazer o aborto não foi simples, mas está prevista na lei o direito ao aborto caso haja risco de vida ou estupro. O Arcebispo não pensou duas vezes e excomungou a todos, menos a menina por ser menor de idade, o que deu a Igreja Católica uma cara de retrógrada, já que segundo seu representante em Olinda houve um crime contra a doutrina.
A decisão do Arcebispo foi duramente criticada por representantes de entidades de defesa da mulher, como afirma a educadora do SOS corpo, Carla Batista: "Há organizações que não levam em consideração a vida dessa menina e criam uma polêmica em torno do caso que está garantido por lei e há uma decisão do responsável pela menor em fazer tudo da forma como está ocorrendo".
O Teólogo e ex-professor da PUC de São Paulo João Batistiole comentou que está é uma posição dura, difícil de entender, institucional e com isso a igreja perde credibilidade.
Saiba mais:
Menina estuprada pelo padrasto aguarda o aborto
Menina deve receber alta nesta sexta - feira
Dom José luta contra aborto
Enquete:
Você acha que o Arcebispo foi correto em sua decisão? Vote aqui.
( ) Sim, ele seguiu as leis corretas segundo a Igreja Católica.
( ) Não, ele poderia ser mais flexível em relação a este caso.
Fórum:
A Igreja Católica deve assumir outra posição em relação a casos como este? Opine aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Hugo,
Faltou a assinatura no início do post. Outro detalhe foi a falta da declaração do arcebispo justificando a excomunhão, e a declaração do médico a favor do aborto. Faltou também os três links dentro do texto, se não me engano ele pediu isso também.
Não consegui acessar a página do 1º link do "Saiba mais", deu "página não encontrada".
Postar um comentário