sexta-feira, 13 de março de 2009

Coreia do Sul,Japão e EUA prometem adotar medidas legais contra o lançamento de foguete da Coreia do Norte

Por Gabriel Lira (Mundo)



A tensão na Ásia se intensifica cada vez mais, se tratando do lançamento de um foguete da Coréia do Norte, estremecendo as relações com Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.


Os EUA e o Japão lembram que a Coreia do Norte está violando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo os 2 países, por usar a mesma tecnologia, não existe diferença entre o lançamento de um satélite ou de um míssil. Alguns especialistas acreditam que o satélite norte -coreano esconderia um míssil de longo alcance e que essa ação seria uma tentativa de chamar a atenção do presidente americano, Barack Obama, para retomar as negociações internacionais sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte afirma, que está preparando o lançamento do foguete como parte de um programa espacial pacífico, além de avisar que não poderia garantir a segurança dos voos comerciais do Sul, na costa leste da península, onde fica a base norte-coreana de mísseis, despertando a irritação da Coreia do Sul.

- Ameaçar as operações normais da aviação civil, não só vai contra as regras internacionais como é um ato contra humanidade, disse o porta-voz do ministério sul-coreano da unificação, Kim Ho-nyeon.

O líder do governo norte-coreano, King Jong-il, colocou suas tropas em "alerta total para combate", cortando o único canal de comunicação com Seul, motivado pelas manobras militares de sul-coreanos e norte-americanos a menos de 2 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte.

- Disparar contra nosso satélite, que tem objetivos pacíficos, significará em guerra, disse as Forças Armadas norte-coreanas.

King Jong-il, pretende manter o lançamento, mesmo consciente de que EUA e Japão teriam capacidade para interceptar o projétil, com escudos antimísseis.

O governo norte-coreano anunciou que o teste com o Taepodong 2, que é um míssel de mais longo alcance, será realizado entre os dias 4 e 8 de abril e os locais onde os destroços cairiam, seriam o mar do Japão, Oceano Pacífico, entre Japão e Havaí e Alasca (EUA).


Saiba mais:

- Ministro da Coreia do Sul diz que não descarta possibilidade de choques com o Norte.

- General americano diz que Coreia do Norte pode lançar vários mísseis em abril.

- Hillary alerta Coreia do Norte sobre "atitudes provocativas".

Enquete:

O mundo inteiro anda desconfiado com as ações e palavras citadas pela Coreia do Norte, no caso do lançamento do foguete, ainda mais, pela a lembrança do último caso, que ocorreu em 2006, que na época os norte-coreanos alegaram que também era um satélite, sendo na verdade um míssil. Você acha que os países e autoridades que estão contra esse lançamento de foguete da Coreia do Norte, deveriam tomar algum tipo de atitude? ( DÊ O SEU VOTO!)

( ) sim, pois eles já enganaram o mundo uma vez.

( ) Não, pois isso poderia ocasionar em uma guerra

Fórum: EUA, Japão e Coreia do Sul, estão certos em se opor contra a atitude da Coreia do Norte? OPINE AQUI!


Nenhum comentário: