sexta-feira, 13 de março de 2009

Coréia do Norte anuncia lançamento de satélite de comunicações

Por Hugo Leonardo Gaspar (Mundo).

O governo da Coreia do Norte notificou nesta sexta -feira (12) entidades internacionais sobre o lançamento de um satélite de comunicações entre os dias 4 e 8 de abril. Segundo os Estados Unidos, o lançamento é na verdade um teste disfarçado de um míssil intercontinental denominado Taepodong - 2 que segundo informações teria alcance de 6,7 mil quilômetros, o que, teoricamente, daria a ele capacidade de atingir o Estado norte - americano, no Alasca.

Segundo a agência de informações estatal americana KCNA, o norte diz ter aderido a um tratado internacional “como parte dos seus preparativos para o lançamento (...) de um satélite experimental de comunicações”.

Outro fato que agrava a crise entre Estados Unidos e Coreia do Norte é que em 1998 o governo norte - coreano alegou estar fazendo o lançamento de um satélite, mas na verdade realizou um teste com um míssil de pequeno alcance. A tensão entre os dois países aumentou depois que as negociações para desmantelar o arsenal nuclear da Coreia do Norte foram paralisadas.

Na semana passada a imprensa já havia declarado que norte - americanos e japoneses poderiam interceptar um míssil balístico disparado pelo norte, algo que o governo comunista considerou ser uma declaração de guerra.

O primeiro - ministro do Japão, Taro Aso, exigiu que a Coreia do Norte abandone seus planos de lançar um foguete, ainda que se trate de um satélite. "Não importa o que assegure, ainda que seja um satélite, será uma infração descarada da Resolução 1718 do Conselho de Segurança das Nações Unidas", disse Aso. O primeiro-ministro afirmou que o "Japão deverá protestar de maneira severa perante a ONU e exigir o cancelamento" do lançamento.

A secretária de estado norte - americana Hillary Clinton alertou a Coreia do Norte sobre suas “atitudes provocativas” e pediu a retomada das negociações sobre seu desarmamento durante visita oficial a Ásia.

Saiba mais:
Hillary Clinton alerta entidades norte-coreanas sobre atitudes provocativas
China e EUA se opõem ao lançamento de míssil norte-coreano
Japão e EUA alertam contra lançamento norte-coreano

Enquete:
Você acha que o governo norte - coreano deve prosseguir com o lançamento?
( ) Sim, outros governos não podem interferir no lançamento do satélite.
( ) Não, este lançamento pode estar colocando em risco a vida de muitas pessoas.

Fórum:
O lançamento do míssil da Coreia do Norte deve ser impedido por outros governos? Opine aqui.