sexta-feira, 5 de junho de 2009

Lei de cotas precisa de ponderação

texto original de: Adriana Miguez (Opinião)

texto revisado por: Rebeca Machado

Virou modismo a discussão sobre as cotas nas universidades cariocas, por isso a polêmica em torno de ser inconstitucional ou não continua dividindo várias pessoas entre eles; os políticos, pessoas comuns e reitores das universidades. Por um lado, a lei de cotas favorecem as classes sociais e raciais, como a inclusão de negros e indígenas.
Por outro lado, estudantes que não são favorecidos pela lei de cotas se sentem injustiçados por terem notas para ingressarem nas universidades, mas tendo seu sonho impedido pelos cotistas.
Em meu ponto de vista, os negros não poderiam participar da lei de cotas, pois mais parece um racismo disfarçado, onde os negros são diminuídos mostrando que não são capazes de ingressarem nas universidades pelas vias tradicionais, deixando assim, de lado definitivamente que são inferiores. Por mais que exista fato histórico entorno da Raça negra, hoje isso não os impossibilitam de concorrer a vaga como os alunos não cotistas e raça não quer dizer que aquelas pessoas são mais incapacitadas ou não. Sendo assim, todas as raças deveriam ter suas taxas iguais a ingresso as universidades
É mais facil acreditar na importancia das cotas para alunos de redes públicas onde infelizmente o ensino ainda é bastante precário impossibilitando os alunos a terem base suficiente para poderem brigar de igual por igual, com aqueles alunos de escolas particulares e até mesmo os vestibulandos. Se houvessem ensino de ótima qualidade para alunos de todas as classes sociais não seria necessário cotistas nas universidades.
O Governo terá que ter bom senso para aprovação de quem terá direito a lei de cotas, pois ela tem a finalidade de ajudar as pessoas ao ingresso nas universidades e não, de fazer com que pessoas se sintam diminuídas e até mesmo prejudicadas com os cotistas. Com isso, a revolta e a distância de uma classe social e a outra aumentam cada vez mais,e fazendo com que se sintam incapazes e marginalizadas.

Fórum:

A lei de cotas nas universidades favorece ou não os alunos de outras raças e classes menos favorecidas?
( ) Sim.Com essa lei todos terão acesso ao ensino universitário independente da sua raça e condições sociais.
( )Não.É discriminação com outros alunos que perdem suas vagas concorrendo com cotistas.

Nenhum comentário: