quinta-feira, 11 de junho de 2009

Polêmica inteira para meia-entrada

Por Hugo Leonardo Gaspar (Opinião)

Mais uma vez o polêmico assunto sobre a lei da meia-entrada está colocando fim a paciência dos estudantes. A prática é valida em casas de espetáculo, jogos de futebol, teatro e cinema, ou seja, eventos considerados culturais, para estudantes do primeiro, segundo e terceiro grau e idosos com mais de 65 anos. O problema é que a cada momento os preços começam a ficar mais absurdos, e a meia-entrada já está valendo uma entrada inteira.

O que ocorre é um problema sério: os estabelecimentos não recebem incentivos fiscais, e alegam prejuízos com falsas carteiras de estudante, e com isso elevam o preço de bilheteria para repor as perdas. Sendo assim, um estudante paga o preço de R$: 80,00 de meia-entrada em um evento e uma pessoa normal paga R$: 160,00, ou seja, o estudante está pagando o preço normal de bilheteria e a pessoa que não é estudante está pagando por dois para repor o prejuízo. Um absurdo é que não há fiscalização para este tipo de abuso e mais uma vez os empresários conseguem formas de fazer lucros exorbitantes.

Por esses motivos, uma nova forma de vender meia-entrada vem sendo discutida desde o ano passado pelo Ministério da Cultura, estabelecendo uma cota para venda de ingressos. Segundo o texto do projeto de lei do Senador Eduardo Azeredo (PSDB), a compra para cinema que as carteirinhas dão direito só valerão em dia de semana (segunda a sexta), menos quando os mesmos forem feriado. No caso de peças de teatro e shows, não poderão ser compradas de quinta a sábado. E com essa discussão quem sai perdendo mais uma vez são os estudantes que tem a semana inteira para estudar e no fim de semana não tem como se dedicar a este tipo de lazer.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e aguarda votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Por hora, os estudantes estão por perder mais um direito. Quem será que está por ganhar algo a mais com toda essa pressão feita por parte do Senador Azeredo? O fato é que, mais uma vez os estudantes estão perdidos nas mãos dos nossos “queridos” governantes.
0
Saiba mais:
0
0
0
0
Enquete:
0
O sistema de cotas para meia entrada em eventos culturais vai funcionar? Vote aqui
0
( ) Sim, pois quem quer pagar meia entrada teria que correr.
( ) Não, os estabelecimentos iriam se aproveitar dessa forma para vender menos ingressos e obter mais lucro com a bilheteria.
0
Fórum:
A lei da meia entrada deveria ser a nível Federal? Opine aqui

Nenhum comentário: