sexta-feira, 19 de junho de 2009

Terceira reeleição presidencial:por que sim?

Por: Nina Lessa (Opinião)

Não se fala em outro assunto na política que não a segunda reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Questões como infringir a lei, crises do governo e interesses pessoais políticos são discutidos e há quem prefira uma volta 'Collorida' dos confins das Alagoas, porém há pontos diversos e importantes nesta questão, e é sobre eles que este texto pretende tratar. Se não convencer, ótimo. A intenção é refletir.

Que política é assunto pessoal, isto é inquestionável. Todavia, fatos são fatos e sobre alguns deles é preciso refletir. Sim, o governo Lula foi recheado de crises e dúvidas (ou certezas, que seja) quanto à corrupção, mas que governo não foi? A memória do brasileiro é muito curta e se apaga ao longo de quatro, ou até de menos anos, vide a quase eleição de Fernando Collor de Mello no governo alagoano, em 2002, e sua mesma figura, hoje, no Senado brasileiro.

No meio de toda crise interna, crise mesmo foi na economia mundial, e o Brasil conseguiu manter uma estabilidade vista por poucos e vivida por quase ninguém nestes últimos tempos. Disso, o brasileiro, ao menos o cidadão comum que não aplica dinheiro e nem sabe como funciona a Bolsa, não tem do que reclamar. Pelo contrário: viajar para a Disney, por exemplo, anda bem mais barato do que conhecer o Nordeste. Felizes os pais das meninas de quinze anos.

A política de um país deve ser de acordo com o que este precisa. É um tanto quanto ridículo querer que uma nação como a brasileira tenha um regime como o dos Estados Unidos, um país de primeiro mundo e com menos de 5% de cidadãos analfabetos, em sua população de quase 304 milhões de pessoas, enquanto são 13,3% os que não sabem ler nem escrever dos 188 milhões de brasileiros. É infundado um país ainda tão novo e com tantas fragilidades como o Brasil querer se igualar a países talvez não melhores, mas certamente bem diferentes. Não é uma questão de ser 'a nova Venezuela', e sim de buscar o melhor para este país. Seja esse melhor o que for.

Há ainda quem alegue que a democracia está sendo contrariada e segunda reeleição vai contra a nossa lei vigente. Correto, porém as leis existem para serem também questionadas e, se for pelo bem do povo, modificadas. Interromper um trabalho que para muita gente vem sendo benéfico é sinal de ignorância de um povo que adora chamar o presidente do mesmo adjetivo. Com todas as analogias infelizes de Lula, o trabalho existe e é a maioria do Brasil que vem sendo beneficiada com ele. Egoísmo das classes em minoria. É refletir e não deixar que meia dúzia vença - mais uma vez.


Saiba mais:

A Folha de S. Paulo e a “re-reeleição” do presidente Lula
Vice-presidente insinua "re-reeleição" de Lula


Enquete:


Você votaria no Lula, caso houvesse uma segunda reeleição para a presidência da República?

( ) Sim, um trabalho que foi iniciado precisa ao menos ser finalizado.

( ) Não, Lula definitivamente não vem fazendo um bom trabalho no Brasil.


Fórum:

O que você pensa sobre a segunda reeleição? Opine aqui.

Nenhum comentário: