sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sistema de cotas nas universidades: correto ou não.

Texto original de: Morgana Valim
Texto revisado: Melissa Barbosa
o
Adotar o sistema de cotas para negros e carentes nas universidades federais foi a maneira encontrada pelo governo para tentar amenizar o descaso que existe diante das diferenças sociais e raciais que assolam o país . Além de tentar encobrir a falta de investimento na educação. No entanto, essa decisão gera polêmicas, pois alunos que não tem direito a essas cotas acabam se sentindo prejudicados.
o
Porém não se deve criticar essas medidas que visam combater o racismo e a
discriminação social. Na verdade, essa questão deva ser analisada pelo governo de forma séria para não causar danos ou prejuízos aqueles que não se enquadram no sistema de cotas. Afinal de contas não é correto que um aluno que passou no vestibular não seja classificado por não se enquadrar no critério exigido pela lei.
oo
Na realidade, o governo deve procurar investir em qualidade de ensino para que os professores tenham recursos para desenvolver seu trabalho com qualidade e dignidade, além de permitir que todos os alunos possam disputar uma vaga sem que aja desigualdade. Pois da forma que a questão está sendo abordada, ataca-se o efeito e não a causa.
o
Comentários:
ooo
O texto original estava meio confuso, o que não permitia ao leitor ter um fácil entendimento sobre a questão das cotas nas universidades públicas. Porém, tentei manter o ponto de vista da autora de forma que não se visualize que uma opinião está sendo dada.
o
Os links são relacionados corretamente com o assunto tratado e se enquadram na questão levantada pelo texto.
o
Enquete:
o
Pergunta confusa, o que não permite ao leitor a possibilidade de opinar corretamente sobre o assunto.
A pergunta feita poderia ser, por exemplo: Você acredita que o sistema de cotas acaba aumentando as desigualdades sociais ao em vez de diminui-las. Opine aqui.
o
Fórum:
o
Na pergunta do fórum ela frisa a questão racial. Na verdade ela deveria abordar a questão geral do problema. Exemplo: É correto essa lei incluir uns e excluir outros?
0
() Sim. A lei ajuda aqueles que são menos favorecidos e por isso não teriam a mesma oportunidade de ingressar na faculdade.
0
() Não. A lei acaba de certa forma prejudicando aqueles que estudam e passam no vestibular, mas não se enquadram no perfil exigido.
0

Nenhum comentário: