segunda-feira, 22 de junho de 2009

LULA LÁ de novo: eu gostaria!

Por: Renata pereira (Opinião)

Já faz algum tempo que a discussão sobre um terceiro mandato do atual Presidente da República vem ganhando espaço. A base aliada do governo, que por diversas vezes já se manifestou a favor, há algum tempo se mantinha afastada do tema, como se a idéia da segunda reeleição de Lula estivesse de certo modo esquecido, ou mudado de percurso.
j
A possível candidatura da atual Ministra da Casa Civil, Dilma Rouseff (PT), parecia ter acalmado os aliados que acreditavam e queriam que Lula se mantivesse no cargo por mais quatro anos. O Presidente chegou claramente a apoiar Dilma, afirmando que ela seria sua candidata. O que não se esperava é que a Ministra estivesse doente. O medo de que o câncer de Dilma a impeça de concorrer à sucessão presidencial em 2010, reascendeu a hipótese de um terceiro mandato para Luís Inácio Lula da Silva.

j
Para que isso seja possível, é preciso que se mude a Constituição do país. O que em minha opinião de imediato parece assustador, depois de muita análise, se torna até viável. Porém também acredito que nada pode ser feito sem o consentimento da maioria do povo brasileiro. Estamos em uma democracia! E como tal, qualquer atitude depende da aprovação de uma maioria.

j
O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) é o autor da proposta de emenda à Constituição que viabilizaria mais quatro anos de governo. Entretanto, o pedido de proposta foi inviabilizado no dia 28 de maio, porque 14 deputados da oposição retiraram sua assinatura da proposta, ficando assim com 169 e não 171 número necessário para a iniciação da tramitação no parlamento.

j
Muitos alegam que mandatos sucessivos prejudicam a democracia. Tradicionalmente, todos concordariam de cara. Entretanto, é preciso analisar todas as questões que envolvem essa situação.

j
Se a grande população concordasse que o Presidente concorresse às disputas eleitorais de 2010, talvez através de um referendo, e se isso de fato não acontecesse, isso sim seria antidemocracia. Sou da opinião que quem deve comandar os percursos de uma nação, é a própria população. Se esta aprovasse, por que não?

j
A oposição é claro não acredita na possibilidade disso acontecer. Eu, sinceramente, acho que é preciso parar com demagogias. Mudar uma Constituição é algo impactante? É ! Entretanto, se o Brasil pela primeira vez, há muito tempo, está caminhando bem, graças ao atual governo, porque não estendê-lo?

j
Se realmente a Constituição viesse a ser alterada para a terceira candidatura de Lula, seria uma boa oportunidade de mudar tudo que está ultrapassado. Temos que concordar que a nossa Constituição data de 1988; muita coisa já mudou de lá para cá, e muitas leis não dão mais conta da realidade brasileira.



Popularidade do Presidente Lula
j
Lula foi recebido em seu primeiro mandato com certa desconfiança, mas é inegável que ele surpreendeu até os mais pessimistas. Gradativamente, o presidente foi ganhando a confiança da população que parece não ter se arrependido de tê-lo colocado no poder.

j
É incontestável a popularidade do Presidente. De metalúrgico a presidente popular, Lula precisou de décadas de tentativas. O engraçado é que ele calou a boca de todos que duvidavam dele.

j
É Inegável não admitir que ele vem fazendo um excelente trabalho à frente da presidência. Pesquisas mostram que a popularidade de Lula beira os 70%. Há muito tempo na história política brasileira não vemos algo parecido.

j
A aprovação do desempenho pessoal de Lula subiu de 66,8% em fevereiro, para 69,3% em abril. Além disso, a desaprovação para o desempenho caiu de 28,6% para 26,1% no mesmo mês. Esse resultado é o melhor desde janeiro de 2004, ficando atrás só para os índices de popularidade do primeiro ano de governo.

j
O governo do presidente Lula também está em alta e alcançou a maior avaliação positiva desde o início do primeiro mandato em janeiro de 2003. A aprovação saltou de 52,7%, em fevereiro, para 57,5% em abril. A avaliação negativa, por outro lado, caiu de 13,7% para 11,3%.

j
A pesquisa mostra claramente que a grande maioria da população aprova o desempenho tanto pessoal quanto do governo de Lula. Eu sinceramente apoio! Apoiei na primeira eleição e continuo acreditando que talvez esse seja o melhor para o Brasil. E se houvesse a possibilidade de tê-lo mais quatro anos no comando da nossa nação, por quê não? Eu estaria plenamente a favor!

j
Ninguém está afirmando que se isso vier acontecer, o Brasil vai virar uma Venezuela, onde o Presidente Hugo Chavez se apoderou do poder. Estou na defesa de que se através de um plebiscito, a maioria da população viesse a concordar com a mudança na legislação, não existiria motivos para negar uma terceira candidatura. Veja bem, é candidatura, não é reeleição direta. Se aprovado, ele ainda teria que concorrer à disputa presidencial possivelmente com José Serra, Aécio Neves ou Ciro Gomes.

j
Há muito tempo não vejo o país caminhando tão bem. Claro que a crise abalou, mas a mesma abalou muito mais os Estados Unidos que são uma potência, imagina nós aqui, um país tupi-guarani!
j

j
Lula nega a hipótese de um terceiro mandato

j
Na contrapartida das discussões sobre o terceiro mandato, o presidente Lula nega ter interesse no assunto. Todas as vezes que foi confrontado com o tema, negou que tivesse tal pretensão.

j
Ele continua defendendo a candidatura de Dilma e alegando que esse sim deverá ser o plano do Partido dos Trabalhadores.Questionado se mudaria de posição caso a ministra não puder concorrer, Lula disse que isso não irá acontecer, visto que ele acredita na recuperação da ministra.

j
Aí eu me pergunto: caso a ministra não possa concorrer às eleições, será que o presidente ficará tentado em disputar pela terceira vez a presidência?

j
O único problema é que a decisão de uma possível reeleição de Lula não pode demorar para ser tomada. Como sou a favor de um referendo para essa situação, até que isso de fato acontecesse, e fosse aprovado, leva tempo. E estamos em cima das eleições de 2010.

j
Eu sinceramente não acredito que isso vá acontecer, não porque não gostaria, mas porque não se tem nem tempo hábil para se discutir uma coisa dessas. Sem contar, que a oposição travaria uma guerra contra emenda.
j

j
Lula de novo?

j
Dificilmente vamos encontrar hoje no Brasil um cidadão que tenha feito coisas tão corretas para a economia e para a política nacional. Até se olharmos para a história, são poucos os presidentes que de fato fizeram alguma coisa pelo país.

j
Mesmo que a discussão sobre o terceiro mandato do Presidente Lula seja de fato estranha e assustadora, se pensarmos que já ficamos anos em uma ditadura, ela pode se tornar viável se assim a maioria da população concordar.

j
Nada está certo e provavelmente nada passará das discussões, entretanto, é preciso aceitar que a popularidade do Lula está muito superior ao que se imaginava no início. Sem contar que grande parte da população aprovaria sua terceira disputa presidencial.

j
Muitos me perguntam se eu sou a favor do governo que está no comando. E, por diversas vezes, já disse que sim! E se me perguntassem se eu votaria a favor da reeleição, também aprovaria.

j
O que eu não desejo é que em 2010, chegue um novo presidente que desande com o Brasil e que deixe de lado tudo que o Lula já fez. Não que o país esteja uma maravilha, mas eu tenho receio de voltarmos à estaca zero! Eu tenho medo é disso e não do Lula na Presidência da República pela terceira vez.
j

j
Saiba mais:
jjjjh
Enquete:
j
Você concorda com o terceiro mandato de Lula? Vote aqui:
( ) Sim, porque ele se mostrou muito competente e o Brasil tem caminhado bem nesses últimos anos.
( ) Não, porque isso seria totalmente antidemocracia. Voltaríamos à ditadura.
j

j
Fórum:

j
O que você acha de uma possível decisão do Lula de candidatar-se a um terceiro mandato? Seria ético mudar a Constituição em causa própria? Opine aqui:

Nenhum comentário: