quinta-feira, 11 de junho de 2009

Paradoxo de difícil solução

Por: Bruno de Carvalho (opinião)
o
O que começou como uma ação promocional para atrair mais pessoas para eventos como shows e cinema, acabou se tornando um problema. A meia-entrada, que hoje beneficia estudantes de escolas públicas e particulares e universidades com o pagamento de apenas metade do ingresso, é constante alvo de críticas dos grupos que controlam as salas de exibição em todo o país.
o
O que se discute hoje é que, por causa da meia-entrada, os empresários são obrigados a cobrar mais caro no ingresso, como forma de cobrir o prejuízo causada pela venda das meias-entradas. Esse é o argumento para o alto preço dos ingressos e funciona como uma forma de pressão para que a lei da meia-entrada seja revista.
o
O segmento mais afetado, e o que mais faz pressão para uma revisão da lei da meia-entrada, são os cinemas. Como promovem exibições de filmes todos os dias, é fácil perceber que o número de freqüentadores é maior, e, assim, a venda de meia-entrada também. O cinema é, também, um dos principais programas dos estudantes nos fins de semana, assim é fácil perceber porque a industria luta para regular melhor a meia-entrada.
o
Mas não é só o cinema que se vê obrigado a aumentar o preço das entradas, para não ter prejuízo, os teatros e casas de show acabam dobrando o preço dos ingressos. Quem paga a entrada inteira acaba subsidiando a meia-entrada. Em alguns eventos chegam a vender 80% de suas entradas no regime de meia-entrada.
o
Para agravar o problema existem as falsificações de carteiras de estudantes. Essa prática se tornou comum após os sucessivos aumentos de preço, e se tornou um dos principais argumentos da industria do entretenimento contra a lei. Para se defender os estabelecimentos passara a exigir outros comprovantes, como boletos bancários e comprovantes de matrícula, uma forma de se defender de falsificações.
o
Recentemente a briga foi parar no senado, que aprovou lei limitando a venda de meia-entrada a 40% do total de lugares do estabelecimento. O projeto, de autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ainda precisa ser aprovado na câmara, voltando para o senado e depois para a assinatura do presidente. Cabe a pergunta, se aprovada, a lei será fiscalizada de forma correta?
o
Um consenso é algo praticamente impossível. Os consumidores sempre exigirão a permanência da meia-entrada, pois os preços cobrados são muito altos. Já as empresas alegam que esses preços só são praticados devido ao prejuízo causado pela venda de meia-entrada. Um paradoxo de difícil solução.
o
Saiba mais
0
Meia-entrada mascara preconceito com produção artística e deve ser discutida
0
Carta Aberta aos Artistas e Entidades - MEIA ENTRADA
0
Enquete
o
A meia entrada deve ser limitada a 40% dos ingressos disponívies? Opine aqui.

O
Sim, é uma forma de garantir um desconto para estudantes, sem prejuízos para a empresa.

O
Não, os preços não vão diminuir, prejudicando estudantes e idosos.

o
Fórum

o?
A meia-entrada favorece a falsificação de carteira de estudantes? Discuta aqui

Nenhum comentário: