quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lula lá de novo?!

Apesar de não duvidar de mais nada - quando o assunto forem as ações dos políticos brasileiros - acho que a proposta de extensão do cargo presidencial não será aprovada. Apresentada pelo deputado Paulo Cunha (PT-SP) o projeto acaba com a reeleição e prevê mandato presidencial de 5 anos. Essa proposta já foi aceita na Comissão de Constituição e Justiça. Mas não creio que essa idéia se adéqüe aos padrões de política que estamos acostumados por aqui. Os eleitores e os próprios políticos já se adaptaram ao nosso regime de votação em 4 anos, com direito a uma reeleição. É justo. O próprio Lula se manifestou contra a idéia de continuar no governo em 2010 e já lançou com toda força o nome de Dilma como certo para substituí-lo no cargo.

Seria totalmente contra a democracia se o Brasil aprovasse uma lei que desse liberdade de reeleição presidencial, isso aconteceu em países vizinhos (Venezuela e Bolívia). Assim como Chávez e Morales, Lula é nome forte na política e tem grande apoio popular, o que lhe daria total poder para seguir tais padrões políticos que atualmente vemos nesses países. Mas volto a repetir que não são os planos de Lula. A reeleição dele está mais perto de se parecer com Getúlio Vargas do que se tornar um regime de ditadura como Venezuela e Bolívia. Acho que nosso presidente está pensando em voltar para o cargo em 2014, não em 2010. Por isso a comparação com Getúlio que também voltou a ser presidente depois de um tempo fora. Lula está preocupado com sua imagem depois da crise financeira. Batalhar no congresso por uma ação para continuar no poder iria gerar muita guerra com partidos de oposição.

Segundo o próprio Obama, Lula é “o cara”, um dos políticos mais populares no mundo. Esperar outras eleições fora do cargo seria dar um tempo na presidência, não na política. É interesse para ele se fortalecer e articular com outros países sem ter o peso de ser presidente. Isso lhe daria ainda mais força para consolidar a idéia em 2014. Para voltar a ser presidente é preciso batalhar nas próximas eleições. Uma vitória presidencial do partido rival pode complicar os planos da volta de Lula. Existe a preocupação com a própria Dilma. Fala-se até de um acordo entre Lula e ela, onde Dilma promete que ficaria somente um mandato para que Lula seja candidato nas eleições de 2014. Acho que a proposta de um novo formato de governo, com reeleição livre e mandato de 5 anos, só interessaria aos grandes partidos que poderiam ter controle sobre quem seria o presidente e por quanto tempo ele ficaria. O povo perde nessa jogada.

Saiba mais

Governo e oposição são contra a reeleição em 2010
Lula declara que está feliz por não concorrer em 2010
Para o presidente, eleição só em 2014

Enquete

Acha que o projeto de reeleição presidencial é um ato contra democracia?
Não. O presidente beneficiado pelo projeto teria mais tempo para concretizar seu plano de governo.
Sim. Uma atitude dessas diminuiria as chances de outros candidatos assumirem o cargo e aumentaria o risco de eleições manipuladas.

Fórum

Lula encerra seu mandato em 2010 deixando Dilma Rousseff como principal nome para assumir o cargo. Em contrapartida o PSDB tenta decidir quem será o candidato do partido, Serra ou Aécio. Caso o partido de oposição vença, Lula teria chances de assumir o cargo em 2014? Opine.

Nenhum comentário: