sexta-feira, 5 de junho de 2009

O fim do acesso ao ensino superior pelo sistema de cotas

Revisado por Maycon Almeida
Morgana Valim (Original)

Adotar o sistema de cotas para negros e carentes nas universidades federais foi a maneira encontrada para remendar o descaso de 500 anos de diferenças sociais e raciais que assolam o país e tantos outros anos sem investimento em educação. No entanto, vejo que essa decisão tem gerado polêmica, como era de se esperar, já que várias ações foram movidas na justiça por quem se sente prejudicado por essa medida.

Longe de criticar medidas que combatam o racismo e a discriminação social, entendo que essa questão deva ser analisada de forma séria e as decisões devem ser efetivas, sem causar danos ou prejuízos e não ser discriminatória como a proposta apresentada. Afinal, um aluno que estuda e se esforça para entrar numa universidade pode não ser classificado por conta da competição com alunos beneficiados com a cota.

É papel do governo investir em qualidade de ensino através da construção de novas escolas, ampliação e manutenção das escolas existentes e de recursos para que professores possam desenvolver seu trabalho com qualidade e dignidade.
Agindo da forma como está, ataca-se o efeito e não a causa. Deveria haver condições para que todos os estudantes pudessem disputar as vagas com o mesmo peso de base escolar, assim como deveria haver condições para que todos tivessem um emprego ou, no mínimo, um prato de comida e qualidade de vida digna de qualquer ser humano.

COMENTÁRIO:
O texto da Morgana mostra muito bem a opnião dela, mas a construção do texto ficou um pouco confusa. Notei muitas palavras em gerundio e palavras repetidas na mesma frase, o que fica desagradável de ler. Ela é bem incisiva na sua opnião e bate muito em cima da tecla da deficiência do estado e da discriminação social, acho que o acesso à universidade também deveria ser um tema discutido. Os links levam praticamente para o mesmo enredo. Acho que ela confundiu Enquete com Fórum, sinceramente não consegui entender a proposta de discussão no Fórum e a enquete é muito vaga. Mais uma vez volto atenção para o debate de acesso ao ensino, discriminação é muito além do sistema de cotas.

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